Últimos posts!

SOS Cabelos: porosidade dos fios, como cuidar?!

Oi pessoal!


Cabelo é uma estrutura que sofre muito com as agressões geradas por química (tinturas, alisamentos, escovas...) e por agentes naturais, como excesso de calor, gerado pelo sol.

As camadas que compõe os fios, quando sofrem essas agressões ficam mais fragilizadas, deixando portanto o cabelo mais poroso.

Entendendo um pouco mais sobre o assunto:
A porosidade, causada pelo desequilíbrio nas escamas protetoras, é o primeiro sintoma de um cabelo sensibilizado. Isto acontece quando as escamas estão desalinhadas, quebradas ou com falhas, permitindo a perda de umidade, lubrificação deficiente e facilitando a penetração de agentes que danificam e fragilizam os fios tornando-os ásperos, embaraçados e quebradiços.
Esta porosidade faz com que os cabelos fiquem mais volumosos e rebeldes, o brilho desaparece e os fios ficam todos arrepiados e vulneráveis às condições ambientais, retendo resíduos de poluição, e aos raios solares, que também atuam mais sobre os pigmentos, acelerando o processo de desbotamento da cor. As pontas dos cabelos começam a abrir “em flor” e se partem facilmente com o manuseio.
(Fonte:revistacabeleireiros.com)


Grau de porosidade do seu cabelo:
Baixa porosidade-  os fios tem ótima resistência e a dificuldade de penetração dos líquidos é maior.
Porosidade moderada- apresentam cutículas levemente levantadas. São fios considerados “normais”.
Porosidade acentuada- Cabelos com química em geral, fios ressecados e danificados geralmente apresentam porosidade acentuada. Este tipo de fio perde os líquidos e a umidade com a mesma facilidade que os absorve.
Porosidade extrema- A porosidade extrema é característica notável nos cabelos maltratados pelas químicas em geral. São fios com cutículas extremamente abertas, que absorvem e perdem umidade quase instantaneamente.
Como recuperar a saúde dos fios?

O indicado é hidratar constantemente os fios com produtos mais concentrados em ativos. O shampoo, por exemplo, deve conter uma fórmula balanceada que remova as impurezas sem danificar os fios já danificados, de preferência os shampoos hidratantes (vou fazer a resenha de um em breve aqui no blog). 
O condicionador ideal para tratar cabelos porosos deve ter princípios ativos que proporcionem flexibilidade e ativos antiestáticos que alinhem as cutículas, dando mais brilho e deixando as madeixas mais fáceis de pentear quando estiverem úmidas ou secas.
Alguns ativos que fazem bem aos cabelos: manteiga de karité, ceramidas, aloe vera, queratina (sem utilizar em excesso), colágeno, pantenol, algas marinhas, dentre outras.
Para complementar o tratamento para cabelos porosos, é importante usar um creme leave-in e fazer hidratações com máscaras mais potentes. O produto vai agir repondo os componentes hidratantes e nutrientes, revitalizando os fios e protegendo contra os danos.
(Fonte ww.dicasdemulher.com.br)
Outra dica também, principalmente para cabelos que estão bastante porosos, é realizar o processo de Queratinização ou Cauterização (se quiserem faço um post falando só sobre esse procedimento).
O segredo é hidratar e selar as cutículas, para que elas permaneçam saudáveis. Quem usa química deve ter o cuidado redobrado.


Bjs, até m@is!


1 comentários:

  1. Amei as dicas
    meus fios ficam bem porosos as vezes
    Beijos
    www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...